O corpo humano

O nosso corpo possui cabeça, tronco e membros.
O cabelo é composto por aproximadamente 80% proteínas, 10-15% água, 5-10% lípidos, pigmentos e minerais.
Temos mais ou menos 206 ossos e 700 músculos.
Quando comemos algo, mastigamos para engolir, certo? A língua capta os sabores através de suas papilas gustativas. O alimento é cortado, triturado e as glândulas salivares começam a agir. A primeira etapa da digestão. Ao engolirmos, o bolo alimentar passa pela faringe, esôfago e chega ao estômago através de movimentos peristálticos, sobre os quais você não têm controle. No estômago, ácidos vão digerir mais ainda o que você comeu. Através do óstio pilórico, o bolo passa para o intestino delgado, onde receberá a bile do fígado e o sulco pancreático. Segue para o grosso, onde o que for líquido será reabsorvido. Nossos intestinos medem quase 10 metros.
Dispomos de um sistema nervoso , responsável pelo controle da vida vegetativa, controle hormonal, sensações, pensamentos, movimentos... É  composto por nervos, glias, meninges.
Só esse sistema dá "ordens" para que seu coração, composto por três tipos de músculos, com quatro cavidades, bombeie sangue (através da artéria aorta) para o seu corpo. Veias cavas superiores e inferiores trarão o sangue venoso de volta para o coração, que o enviará para os pulmões, onde ocorrerão as trocas gasosas que o tornarão "bom" novamente para uso celular. Recomeça o ciclo.
O sangue é composto por plasma, hemácias, plaquetas e leucócitos. As hemácias carregam a hemoglobina, que transportam oxigênio para os tecidos. As plaquetas - fragmentos de outras células - atuam na coagulação sanguínea. Os leucócitos nos defendem de microorganismos invasores, como bactérias. O plasma contém aminoácidos, proteínas, ácidos nucléicos, etc.
 O útero é uma cavidade muscular que se prepara mensalmente para receber um embrião. As tubas uterinas possuem fímbrias (semelhantes à franjas) que se movimentam até encontrar o local exato por onde passará o óvulo liberado pelo ovário. São elas, as tubas, que, através de movimentos involuntários, empurrarão o óvulo até à parede do útero.
Quando um espermatozoide é produzido nos testículos, ele é armazenado e maturado no epidídimo. Este se prolongará e, ao passar por determinadas regiões, se tornará ducto deferente, ejaculatório e desembocará na uretra, por onde ganhará o meio externo.
Apenas um espermatozoide encontrará o óvulo. Com uma intensa divisão celular, cria-se uma vida.

Cada sistema é formado por órgãos. Que são formados por tecidos - que podem ser de diveeeersos formatos. Que são formados por células.
Cada célula, grosseiramente falando, possui membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
A membrana é composta de lipídios, fósforo e proteínas. Tem permeabilidade seletiva, ou seja, não é qualquer coisa que a penetra.
No citoplasma encontramos ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos, peroxissomos, reticulos endoplasmáticos liso e rugoso.
É no núcleo que está o nosso material genético. DNA, RNA...

Uma molécula de DNA é formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular cada hélice serve de molde para outra nova.


De uma coisa eu tenho certeza: EU NÃO VIM DA JUNÇÃO DE VAPOR DE ÁGUA, METANO, AMÔNIA E DIÓXIDO DE CARBONO!

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27)

Por Thaísa Farias.

0 000000 de Pessoas Comentaram:

Postar um comentário

Não poupe seu teclado, comente e seja feliz :D