Divisão da Bíblia e seu significado em Cristo - PARTE 1

A Bíblia se compõe de 2 partes, mas Jesus Cristo é o tema central da Bíblia: O Antigo Testamenhto, escrito pela comunidade hebraica em hebraico e aramaico, e o Novo Testamento, escrito pelos discípulos de Cristo, ao longo do século 1 d. C.


Divisão do Antigo Testamento:

Seguindo o critério: Livro - Sigla - Significado - Como Jesus é apresentado - Autor - Data - Temática (:

Pentateuco

1º Gênesis (Gn): Significa ORIGEM -  Jesus, o descendente da mulher. Autor: Moisés. Em 1450-1440 a.C. Fala do pecado, da Doutrina de Deus, da civilização, das nações, de Israel, da origem do homem e da redenção prometida.

2º Êxodo (Ex): Significa SAÍDA - Jesus, o Cordeiro Pascal. Autor: Moisés. Em 1450-1410 a.C. Fala da libertação do Egito, a entrega da Lei, a Revelação de Deus (no Maná, nos 10 mandamentos e no Tabernáculo).

3º Levítico (Lv): Significa LEIS DOS LEVITAS - Jesus, o Sacrifício Expiatório. Autor: Moisés. Em 1450-1410 a.C. Fala sober a santidade de Deus, comunhão, revela o pecado e a provisão de acesso a Deus.

4º Números (Nm): Significa NO DESERTO -Jesus, a Rocha Ferida. Autor: Moisés. Em 1450-1410 a.C. Fala da peregrinação do povo rumo à terra prometida, lembrando a seriedade do pecado.

5º Deuteronômio (Dt): Significa SEGUNDA LEI DOS LEVITAS - Jesus, o Profeta. Autor: Moisés. em 1410 a.C. Fala da constituição da teocracia de Israel, aborda bênçãos e maldições, os 10 Mandamentos e os falsos profetas.



Amanhã postarei a parte Histórica da Bíblia :)


P.S.: Os significados são das línguas originais.

0 000000 de Pessoas Comentaram:

Postar um comentário

Não poupe seu teclado, comente e seja feliz :D