Os espelhos de Deus




G. R. Tweed olhou para o navio americano que estava no horizonte das águas do Pacífico. Limpando seus olhos do suor da selva, o jovem oficial da marinha engoliu em seco e tomou sua decisão. Aquela poderia ser sua única chance de escapar.
Tweed estava se escondendo no Guam por quase três anos. Quando os japoneses ocuparam a ilha em 1941, ele se escondeu na densa floresta tropical. A sobrevivência não foi fácil: ele preferia o pântano a um campo de prisioneiros de guerra.
Ao fim do dia 10 de julho de 1966, ele avistou o navio amistoso. Ele correu montanha acima e se posicionou em um pequeno penhasco. De dentro de sua bolsa, retirou um pequeno espelho. Às seis e vinte da noite, ele começou a enviar os sinais. Segurando a ponta do espelho entre seus dedos, ele inclinava-o para cima e para baixo, refletindo os raios do sol na direção do navio. Três flashes curtos. Três longos. Três curtos novamente. Ponto - ponto - ponto. Traço - traço - traço. Ponto - ponto - ponto. SOS.
O sinal chamou atenção de um marinheiro que estava a bordo do USS McCall. Um grupo de salvamento embarcou em um um barco e deslizou pela costa passando pela artilharia. Tweed foi salvo.
Ele estava feliz por ter aquele espelho, feliz por saber usá-lo, feliz pelo espelho ter cooperado. Suponhamos que o espelho não tivesse cooperado. Suponhamos que ele resistisse, funcionasse como bem entendesse. Em vez de refletir uma mensagem com a ajuda do sol, suponhamos que ele refletisse uma mensagem própria. Afinal de contas, três anos de isolamento deixam qualquer pessoa faminta por atenção. Em vez de enviar um SOS, o espelho só pudesse enviar um OPM. "Olhe para mim".
Um espelho egoísta?
O único pensamnto mais louco seria um espelho inseguro. E se eu estragar tudo? E se eu mandar um traço quando eu tiver que mandar um ponto? Além disso, você já viu as manchas em minha superfície? A dúvida iria paralisar o espelho.
Assim seria a autopiedade. Fui comprimido neste bolso, carregado pelas florestas e, agora, de repente esperam que eu olhe para o sol e faça um serviço crucial. De forma alguma. Vou ficar no bolso. Ninguém vai tirar nenhum reflexo de mim.

Espelhos não têm vontade própria. Infelizmente nós temos. Somos espelhos dEle. Reduza a descrição do trabalho humano para apenas uma frase, e ela será: Refletir a glória de Deus. Como Paulo escreveu: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." (2 Coríntios 3:18).
No contexto da passagem, Paulo compara a experiência cristã à experiência de Moisés no Monte Sinai. Depois que o patriarca contemplou a glória de Deus, seu rosto refletiu a glória de Deus. O rosto de Moisés estava tão deslumbrantemente branco que "Os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor de seu rosto (...)" (2 Coríntios 3:7).
Esse brilho é da Glória de Deus, Moisés apenas o refletiu, após a contemplar.

O que significa contemplar seu rosto num espelho? Uma olhada de relance, casual? Não. Contemplar significa estudar, olhar fixamente, admirar.
Enquanto contemplamos Sua glória, ousamos orar para que nós, como Moisés, possamos refleti-la? Ousamos ter a esperança de sermos espelhos nas mãos de Deus, os reflexos da luz de Deus? Esse é o chamado.
"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31)
Qualquer outra coisa? Qualquer outra coisa.
Deixe sua salvação refletir a glória de Deus. Deixe sua mensagem refletir a glória dele (Mateuus 5:16). Seu corpo. Suas lutas. Seu sucesso. Tudo deve proclamar a glória de Deus!

Ele é a fonte; nós somos a taça. Ele é a luz; nós somos os espelhos. 
Ele envia a mensagem; nós a refletimos. Nós descasamos no bolso dele, esperando pelo chamado.
E quando colocados em Suas mãos, fazemos seu trabalho.
Não se trata de nós, tudo se trata dEle.
O uso do espelho pelo Sr. Tweed o levou ao salvamento.
Que nosso uso por Deus vá além.


Extraído de Você não está sozinho (Max Lucado). Texto adaptado.

0 000000 de Pessoas Comentaram:

Postar um comentário

Não poupe seu teclado, comente e seja feliz :D