Divisão da Bíblia e seu significado em Cristo - PARTE 2

Bom, neste post falarei sobre os livros históricos da Bíblia, seguindo em ordem cronológica :)


História

6º Josué (Js): Significa JAVÉ É SALVAÇÃO - Jesus, o Capitão dos Exércitos do Senhor. Autor: Josué, com escritos de Eleazar (profeta) ou seu filho. Em 1400-1370 a.C. Fala da fidelidade divina em conceder Canaã a Israel, a importância da Lei e da Santidade de Deus ao julgar os pecados dos cananeus.


7º Juízes (Jz): Significa GOVERNANTE - Jesus, o Libertador. Autor anônimo, talvez Samuel após a morte de Sansão, em 1050-1000 a.C. Fala da conquista da Palestina, monarquia, fidelidade e perdão de Deus.

8º Rute (Rt): Significa AMIZADE - Fala de fé para todas as pessoas. O tema é Jesus, o Parente Divino. Autor desconhecido, talvez Samuel. Em 1000 a.C

9º 1 Samuel (1 Sm.): Significa O CHAMADO AO AVIVAMENTO - O autor é Samuel e outros. Em 930 a.C. em diante. Fala sobre pecado x santidade, Saul, Samuel e Davi.

10º 2 Samuel (2 Sm): Tematiza a ASCENSÃO E A QUEDA - Na Bíblia hebraica é a segunda parte de 1 Samuel. Fala da morte de Saul e aliança com Davi.

11º 1 Reis (1 Rs): Tematiza a  HISTÓRIA DOS REINOS DE JUDÁ E ISRAEL - Desde Salomão ao cativeiro babilônico. Fala de Fidelidade x Sabedoria. Autor: Jeremias. Em 550 a.C., valendo-se de fontes históricas.


12º 2 Reis (2 Rs): Tematiza o DECLÍNIO/CATIVEIRO - Jesus é o Rei Prometido. Na Bíblia hebraica é parte de 1 Reis. Descreve o cativeiro babilônico até Eliseu.


13º 1 Crônicas (1 Cr.): Significa NEGÓCIOS - Jesus é o Rei Prometido. Autor: Esdras. Em 450-425 a.C. Fala de aliança, oração de louvor e genealogia.

14º 2 Crônicas (2 Cr): Fala de CATIVEIRO/TEMPLO - Na Bíblia Hebraica é parte de 1 Crônicas. Fala de Salomão a Zedequisa e a permissão para construir o Templo. Inclui a oração de Salomão pedindo sabedoria, até a duração do Cativeiro.

15º Esdras (Ed): Significa AJUDA - Esdras era sacerdote e escriba que trabalhou com Neemias na volta do povo de Israel da Babilônia e na restauração do culto a Javé na Terra Prometida. Fala do cumprimento das promessas de restauração. O autor é Esdras, em 456-444 a.C.

16º Neemias (Ne): Significa JAVÉ CONFORTA - Completa história da restauração do povo que voltou da Babilônia, sob a liderança de Esdras: marca início das 7 semanas de Daniel. O autor é Neemias, em 445-425 a.C.

17º Ester (Et): Significa ESTRELA - Jesus é o Advogado. Autor incerto, mas certamente judeu. Em 465 a.C. Explica a libertação de Deus, a festa de Purim e mostra o controle divino nos acontecimentos.


Na próxima: Livros poéticos.

0 000000 de Pessoas Comentaram:

Postar um comentário

Não poupe seu teclado, comente e seja feliz :D