~


Há alguns dias eu resolvi fazer uma faxina daquelas no meu quarto.

Comecei por umas gavetas onde guardo papéis, CD's, lixo (-.-'), etc. E tinha muita, muita coisa que eu nem lembrava mais.

Para começar tinha provas desde a oitava série, que eu ainda não tinha organizado e guardado em uma das minhas caixas. Comecei a colocar uma por uma em uma sacola para jogar no lixo e quase quatro anos se passaram na minha frente: provas para as quais eu nunca estudei e tirava boas notas (e ninguém acreditava que eu não tinha estudado); algumas que eu sofri estudando, achando que ia ser horrível e no fim das contas me saí bem; outras que eu achei que ia ser moleza e, bem, não foi.

Também tinha dezenas de atividades (e não me surpreende que mais da metade sejam de Geografia e_e) que me lembraram todas as duplas (de dois), trios (de três) e grupos que formávamos na sala, e como conseguíamos conversar e brincar em 2/3 da aula e fazer a atividade gigantesca em 1/3. Éramos incríveis.

E trabalhos que deram muito, muito trabalho. Grandes, com muitas folhas. E hoje vão contribuir para diversas pesquisas científicas. Nããão?!! Vão para o lixo. Ironicamente, sendo alguns deles sobre poluição, aquecimento global e afins.

Algumas pesquisas que lembraram os meus melhores seminários (e os piores também) e todos os slides, as madrugadas acordada para fazê-los, e como sempre a internet contribuia alegremente  comigo nessas horas.

A parte da internet foi brincadeira.

Também encontrei DVD's e CD's que não são meus e acho que os donos nem lembram mais. Gente, me desculpem. Vocês deveriam ter cobrado. $:

E encontrei DVD's meus que nunca mais assisti e CD's que nunca mais ouvi.

Encontrei meu caderno de desenho do tempo que ainda fazia alguma coisa boa em relação a isso.

E encontrei cartinhas. E longaaas cartas.

Aí, a saudade se instalou. E eu lembrei dos amigos que estudaram comigo e foram embora. E eu lembrei que eu concluí o terceiro ano, então, isso se aplica basicamente a todos.

Deu uma pena tão grande jogar as provas e trabalhos fora, mas eu tinha que fazer. Eles marcaram a fase inicial da minha vida, mas é difícil ficar guardando e guardando e juntando poeira e ocupando espaço com o que eu não vou mais utilizar. É triste, mas preciso.

É hora de começar a juntar outras coisas. E eu escolhi, simplesmente, juntar lembranças. ajude-me memória

Lembranças que não ocuparam espaço físico, que não juntarão poeira e só me farão bem.

Lembranças de todos os risos e lágrimas e micos que passei no colégio. E das conversas jogadas fora, o drama pela quantidade de atividades, as reclamações porque os professores não entendiam a gente. A ansiedade pré-prova, pré-seminário. Etc, etc, etc.

É hora de coisas novas. De deixar o que passou no passado. De usar a peneira e só levar comigo o que me fez bem e o que me fez crescer.

Quem sabe daqui a dez anos o que é que eu estarei jogando no lixo?!

Esse período de mudanças não tem sido fácil para mim, nenhum pouco. Contudo mudanças são necessárias e mudanças são bem-vindas.

E mudanças vão acontecer.




Não vou dizer que foi fácil me livrar daquilo 
porque não foi. 
E só de lembrar dói. E a saudade bate de novo. 
Um dia vai passar.
Mas enquanto o dia não chega
... 




Por Lorrane Firmino - que não terminou de jogar fora o resto das mais antigas provas ainda, de férias, cansada dos vestibulares, ansiosa pelo resultado, desempregada e sem criatividade para títulos.

1 000000 de Pessoas Comentaram:

thaísa disse...

ainda tenho uma caixa de provas, atividades.

E tenho uma caixa de lembranças (de sapato --'). Com todos os rabiscos que fazíamos nas aulas dos sábados XD

Postar um comentário

Não poupe seu teclado, comente e seja feliz :D