Computadores: A tecla Windows e o Windows 7.
Tirinha: Vendas em São Paulo.
Brincadeira: Tem hora!
Gambiarras: Não faça.
Humor: Sinceridade é alma do negócio.
Gif: Geroooônimo!
Imagem: Por isso não gosto de matemática.
Comida: De avião.
Camiseta: Pra Lorrane :D
Versoix: A cidade de gelo!
Tratamento: Para suor excessivo.

Por Thaísa Farias.

A dor da despedida




"A única despedida boa, é a despedida da tristeza."

Fora a da citação acima, nunca gostei de nenhum tipo de despedida.
Despedir-se é ter de abrir mão de parte de você, mesmo que minúscula.

Ano passado perdi a minha avó, por causas naturais. Não estava pronta, mas tive que me despedir dela. Não chorei em público, em casa, debulhei-me em lágrimas.

Ontem tivemos que abrir mão da nossa querida e amada Lígia, professora de Matemática e de Física. "Abrir mão" é um termo inapropriado, eu sei, pois não tínhamos escolha. O que sempre dizem é que, de uma forma ou de outra, teríamos de nos separar no fim do ano. É um fato. Mas, se despedida é ruim, despedida precoce é pior.
Ter que dar "tchau" (pois "adeus" não, Lígia nunca sairá das nossas vidas, eu acredito) e saber que poderíamos passar mais tempos juntos, rindo, conversando e partilhando nossas vidas, é extremamente doloroso. Dizem que a vida é curta, que o tempo não volta, e que devemos viver o hoje como se não houvesse amanhã. Descubro a cada dia que se passa, que é a mais pura verdade.

Ninguém nunca iria imaginar que Liginha iria sair do colégio de uma hora pra outra. Ninguém nunca iria imaginar que isso causaria taaanta tristeza a nós, alunos preferidosdela. Eu, pelo menos, não esperava ficar tão deprimida, e sei que os outros também não.
Mas a única coisa que se via e ouvia durante a apresentação dos slides em homenagem à Lígia eram lágrimas e fungadas.

A única coisa que faz com que nos conformemos é saber que ela está buscando o melhor pra si, está em busca de seu sucesso profissional. Por isso, tudo o que nós, do terceiro ano B, desejamos pra ti, Lígia, é muita felicidade e sucesso na vida!
Nunca esqueceremos de você, pois fez (e faz!) parte da nossa vida, parte de nós foi construída com sua ajuda! Claro que te amamos xD

O Terceirão é teu, Lígia! \o/



Por Thaísa Farias.

Movimento Heliocêntrico


" Em 1514 o polonês Nicolau Copérnico propôs a teoria Heliocêntrica. A Terra deixou de ser o centro do universo. (...)" Kepler e Galileu Galilei aperfeiçoaram o sistema de Copérnico.


A pergunta é: Por que certas pessoas acham que o mundo gira em torno delas ?


Pense nisso !




Por Lorrane Firmino

Os outros

Você não acha estranho que existam os outros? Eu também não achava, até anteontem, quando tive o que, por falta de nome melhor, chamei de SCA — Súbita Consciência da Alteridade.

Estava no carro, esperando o farol abrir e comecei a observar um pedestre, vindo pelo calçada. Foi então que, do nada, senti o espasmo filosófico, a fisgada ontológica. Simplesmente entendi naquele instante, que o pedestre era um outro: via o mundo por seus próprios olhos, sentia um gosto em sua boca, um peso sobre seus ombros, tinha antepassados, medo da morte e achava que as unhas dos pés dele eram absolutamente normais — estranhas eram as minhas, e as suas, caro leitor, pois somos os outros da vida dele.

O farol abriu, o pedestre ficou para trás, mas eu não conseguia parar de pensar que ele agora estava no quarteirão de cima, aprisionado em seus pensamentos, embalado por sua pele, tão centro do Cosmos e da Criação quanto eu, você e sua tia-avó.

Sei que o que estou dizendo é uma obviedade tacanha, mas não são essas verdades as mais difíceis de se enxergar? A morte, por exemplo. Você sabe, racionalmente que um dia vai morrer. Mas, cá entre nós: você acredita mesmo que isso seja possível? Claro que não! Afinal, você é você! Se você acabar, acaba tudo e, convenhamos, isso não faz o menor sentido.

As formigas não são assim. Elas não sabem que existem. E, se alguma consciência elas têm, é de que não são o centro nem do próprio formigueiro. Vi um documentário, ontem de noite. Diante de um riacho, as saúvas africanas se metiam na água e formavam uma ponte, com seus próprios corpos, para que as outras formigas passassem.

Não, nenhuma compaixão (...) brotou em mim naquele momento, nenhuma solidariedade pela formiga desconhecida. (Deus me livre ser uma saúva africana!). O que senti foi uma imensa curiosidade de saber o que o pedestre estaria fazendo, naquele momento. Estaria vendo o mesmo documentário? Dormindo? (...) Afinal, ele estava existindo agora, assim como eu, você, o Bill Clinton, o Moraes Moreira. São sete bilhões de narradores em primeira pessoa (...). Sete bilões de mundinhos. Sete bilhões de chulés. Sete bilhões de irritações, sistemas digestivos, músicas chicletentas que não desgrudam da cabeça (...). Até a rainha da Inglaterra, agorinha mesmo, tá lá, minhocando as coisas dela, em inglês, por debaixo da coroa.

Não é estranhíssimo?

Texto de Antonio Prata. Via Jornal o Estado de São Paulo (que "roubei" no aeroporto :D).

Por Thaísa Farias.

Desencanto


Eu faço versos como quem chora
De desalento. . . de desencanto. . .
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.


Meu verso é sangue. Volúpia ardente. . .
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.


E nestes versos de angústia rouca,
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.


- Eu faço versos como quem morre.



Manuel Bandeira




(Isso é o que dá fazer trabalho de literatura sobre Manuel! Tia Andreza \o/ )

Por Lorrane Firmino

Então ...

"(...)


Na casa silenciosa só se ouvia o uivar do vento, que de vez em quando abalava as janelas, o fraco crepitar dos carvões e o tinido da espivitadeira, quando, a intervalos, eu arrancava o longo pavio da vela. (...) Aquilo mostrava-se triste, muito triste. Enquanto lia, suspirava, porque parecia que toda a alegria havia desaparecido do mundo, para nunca mais voltar.

(...)"



O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë





Por Lorrane Firmino

De mudança

E aqui estamos nós ! Sim, nós: Thaísa e Lorrane com a evolução do Espaço Aberto !!!

Caros leitores, "(...) para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que (...)" mudamos !


Aguardem - nos, com as mesmas reflexões, besteiras, músicas, vídeos, poemas, links, alertas, tirinhas e mais :D


Para ver/rever nossos antigos artigos click : Espaço Aberto


Por Nós !